actualidade
Pax!

Curso monográfico de Liturgia e Espiritualidade Monástica

Nos dias 9-17 de janeiro decorreu no nosso mosteiro de Singeverga um curso monográfico sobre Liturgia e espiritualidade monástica. Este curso insere-se no plano de formação dos noviços da Província Hispânica da Congregação Sublacense Casinense OSB. Ler mais...

Homilia da noite de Natal

Caros Irmãos, acabámos de escutar no Evangelho: «Chegou o dia de Maria dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria» (Lc 2, 6b-7). Esta frase que resume o mistério desta noite em que celebramos o nascimento de Cristo, segundo a carne, foi também a frase que inspirou a execução do presépio de Paulo Neves que temos diante de nós, pela primeira vez, nesta nossa igreja abacial de Singeverga.

Ler mais...

Passeio comunitário: Fomos ao Douro vinhateiro

Logo no primeiro capítulo da Regra do nosso Glorioso Patriarca S. Bento, encontramos quatro espécies de Monges, a primeira é dos cenobitas, isto é, dos que vivem em mosteiro e militam debaixo de mesma regra e dum abade. S. Bento põe de parte as outras três, elege e regula esta, como mais forte de todas.

Ler mais...

Da associação dos antigos alunos - passeio

No seu passeio anual, os Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga e os Oblatos de S. Bento fizeram-se romeiros e demandaram Santiago de Compostela. Às sete e meia da manhã de 10 de Junho, Dia de Camões no calendário civil e do Santo Anjo da Guarda de Portugal no calendário litúrgico, partimos dos Clérigos, no Porto, num autocarro de 50 lugares. A despedir-se de nós, lá estava, a contagiar-nos com a boa disposição de sempre, o Padre José Gabriel.

Ler mais...