actualidade
Pax!

Pácoa 2017

pascoa2017

QUARESMA: Vivência e espiritualidade

Até ao momento fomos vendo os elementos mais importantes da história da Quaresma e da sua configuração actual. Mas esses elementos podem induzir-nos em erro, pois podem deixar-nos a ideia errada que o importante é saber umas coisas acerca deste tempo litúrgico. Só que o mais importante não é isso: o mais importante é a nossa vivência intensa deste tempo litúrgico tão rico. Por isso, com base no que referi anteriormente, gostaria agora de orientar a reflexão para os aspectos vivenciais da Quaresma, que é o que realmente importa.

Ler mais...

QUARESMA: Origem e Configuração Actual

A Quaresma é um período de cerca de 40 dias, que se destina a preparar-nos para a celebração e vivência da Páscoa. “O Tempo da Quaresma destina-se a preparar a celebração da Páscoa: a liturgia quaresmal prepara para a celebração do mistério pascal tanto os catecúmenos, através dos diversos graus da iniciação cristã, como os fiéis, por meio da recordação do Baptismo e das práticas de penitência” (Normas Gerais do Ano Litúrgico e do Calendário [NGALC], n. 27).
Vamos por partes:

Ler mais...

Quarta-feira de Cinzas

Na quarta-feira antes do primeiro domingo da Quaresma introduziu-se o hábito de impor cinza sobre a cabeça dos penitentes públicos que se preparavam para ser reconciliados na quinta-feira santa seguinte. Antes de se ter fixado na quarta-feira, esse rito de imposição das cinzas já se fazia na segunda-feira depois do primeiro domingo da Quaresma.

Ler mais...

Curso monográfico sobre a Santa Regra

Os nossos dois postulantes assistiram ao curso sobre a Santa Regra do Patriarca São Bento no mosteiro de Montserrat, integrado no plano de formação da Província Hispânica da Congregação Sublacense Cassinense. Ler mais...